Thinglink é uma plataforma digital que permite a criação de imagens interativas com pontos clicáveis que fornecem informações adicionais sobre um determinado tema. A plataforma é uma ferramenta útil para professores e alunos em sala de aula, oferecendo uma experiência de aprendizagem interativa e envolvente. Neste artigo, exploraremos o potencial educativo do Thinglink, como pode ser utilizado em sala de aula e suas vantagens e desvantagens.

 
Como funciona o Thinglink?
 
A plataforma Thinglink permite que o utilizador carregue uma imagem e adicione zonas clicáveis na imagem. Cada zona pode ser vinculada a informações adicionais, como texto, imagem, vídeo ou áudio. Essas zonas clicáveis permitem que os utilizadores explorem diferentes aspectos de uma imagem e acessem a informações adicionais num formato envolvente e interativo.
 
Usos educativos do Thinglink
 
O Thinglink pode ser utilizado em sala de aula de diversas formas, por exemplo:
 
Criação de imagens educativas interativas: Os professores podem utilizar a plataforma para criar imagens educativas interativas para ajudar os alunos a entenderem tópicos específicos. Eles podem adicionar informações, como definições de palavras, fatos históricos, biografias, mapas, entre outros.
 
Criar exposições virtuais: O Thinglink pode ser utilizado para criar exposições virtuais interativas, em que os alunos podem clicar em diferentes partes de uma imagem para aprender mais sobre um determinado assunto.
 
Desenvolvimento de atividades: O Thinglink pode ser utilizado para desenvolver atividades em sala de aula, em que os alunos podem clicar em diferentes partes de uma imagem para responder a perguntas específicas, tais como jogos educativos ou caça ao tesouro.
 
Vantagens do Thinglink em contexto educativo
 
Aprendizagem ativa: O Thinglink ajuda a promover a aprendizagem ativa, pois os alunos podem explorar diferentes aspectos de uma imagem de forma interativa. Isso ajuda a manter a atenção do aluno e aumenta o seu envolvimento em relação à aprendizagem.
 
Personalização do aprendizado: O Thinglink permite que os professores personalizem a aprendizagem para cada aluno, pois eles podem criar imagens interativas para atender às necessidades específicas de cada aluno.
 
Facilidade de uso: A plataforma Thinglink é fácil de usar, mesmo para aqueles que não têm experiência em tecnologia. Isso facilita a utilização em sala de aula.
 
Desvantagens do Thinglink em contexto educativo
 
Acesso limitado: Embora a plataforma Thinglink seja gratuita, é necessário ter acesso à internet e um dispositivo para acessá-la. Nem todos os alunos têm acesso a dispositivos eletrônicos e internet de alta velocidade em casa, o que pode limitar sua utilização.
 
Necessidade de planeamento: A criação de imagens interativas no Thinglink requer tempo e planeamento. Os professores precisam planear com antecedência o que será adicionado em cada zona, a fim de garantir que a imagem interativa tenha um propósito educacional claro.
 
Conexão com outros recursos: A plataforma Thinglink pode ser mais eficaz quando conectada a outros recursos educacionais, como vídeos e artigos. Isso pode ser difícil para alguns professores que não têm facilidade no dominio das tecnologias.

Concluindo:

O Thinglink é uma plataforma online que permite a criação de imagens e vídeos interativos. Com ela, é possível adicionar links, textos, áudio, vídeo e outras informações para tornar a imagem ou o vídeo mais interativo e informativo.

A plataforma tem um grande potencial educativo, podendo ser utilizada em sala de aula para criar atividades interativas e envolventes, como mapas interativos, galerias de arte, apresentações, entre outras. O Thinglink também permite que os utilizadores acompanhem o desempenho de suas criações com análises em tempo real. No entanto, é importante ter em mente que a plataforma é paga para recursos mais avançados e pode ser complexa para utilzadores sem experiência em tecnologia.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 
 
 
 
 


 

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 O Gimkit é uma plataforma de aprendizagem baseada em jogos, que permite criar questionários personalizados e jogos educativos para os alunos. É uma ferramenta versátil, que pode ser utilizada em diversas disciplinas e níveis de ensino.
 
Como funciona o Gimkit?
 
O Gimkit é muito fácil de usar. O professor precisa criar uma conta na plataforma e, em seguida, criar um jogo. É possível escolher um tema já existente na plataforma ou criar o seu próprio, adicionando questões e respostas. Os jogos podem ser personalizados de acordo com as necessidades do professor, permitindo adicionar imagens, sons e até mesmo vídeos.
 
Após criar o jogo, o professor pode partilhar um link com os alunos para que eles possam participar. Durante o jogo, os alunos acumulam pontos respondendo as perguntas corretamente e podem utilizar esses pontos para comprar recursos na loja do Gimkit, como multiplicadores de pontos ou vidas extras.
 
Vantagens do Gimkit
 
Uma das principais vantagens do Gimkit é a possibilidade de personalização dos jogos, permitindo que os professores criem questionários que estejam alinhados com os objetivos de aprendizagem da disciplina. Além disso, a plataforma oferece um ambiente lúdico e interativo, que estimula a participação dos alunos e aumenta o envolvimento com o conteúdo.
 
Outra vantagem é a possibilidade de acompanhar o desempenho dos alunos em tempo real, permitindo que o professor identifique rapidamente quais são as questões que estão a gerar mais dificuldade para os alunos.
 
Desvantagens do Gimkit
 
Uma das desvantagens do Gimkit é que, apesar de ser uma plataforma gratuita, algumas funcionalidades avançadas só estão disponíveis na versão paga, o que pode limitar um pouco a experiência de uso.
 
Além disso, por se tratar de uma plataforma baseada em jogos, é importante que o professor saiba dosar o uso do Gimkit para que ele não se torne apenas uma atividade lúdica sem relação com o conteúdo.
 
Conclusão
 
O Gimkit é uma plataforma interessante para professores que desejam inovar suas aulas e torná-las mais interativas e dinâmicas. Com a possibilidade de personalização dos jogos e o acompanhamento em tempo real do desempenho dos alunos, é uma ferramenta que pode auxiliar no processo de ensino e aprendizagem. No entanto, é importante que o professor esteja atento às desvantagens da plataforma e utilize-a de forma consciente e integrada ao conteúdo programático.

 
 
 
 
 
 

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