Kahoot, é uma aplicação gratuita disponível online, que faz uso da sua simplicidade de utilização e do fator competição para cativar os alunos. Pode ser utilizada em diversas situações:

  • Para introduzir um novo tópico de discussão na sala de aula;
  • Como revisão de conteúdos;
  • Realizar uma avaliação formativa, uma vez que é possível exportar os resultados para uma folha de cálculo facilmente editável;
  • Inquéritos;
  • ...

O registo na aplicação deve ser realizado através do link, getkahoot.com. Ao entrar na aplicação temos a possibilidade de consultar e reutilizar milhares de kahoot’s produzidos por outros utilizadores.

Para alem de um layout atraente e apelativo aos jovens, outra das suas mais valias traduz-se no facto de a aplicação poder ser utilizada em qualquer dispositivo que tenha ligação à internet e um navegador web.

Para utilizar a aplicação recorremos a dois tipos de layouts de visualização:

  • Aquele que contêm as questões a serem respondidas e que deverá ser projetado para todos os participantes poderem ver, acedido através do link, https://create.kahoot.it;

  • E outro que deve ser acedido com recurso a um código fornecido pelo professor que contem as opções de resposta para as questões projetadas. Este layout pode ser acedido através de diversos dispositivos (PC, tablet, telemóvel) desde que possuam ligação à internet, acedido através do link, https://kahoot.it.

 

A cada pergunta correta é atribuida uma classifição máxima de 1000 pontos, sendo a pontuação atribuída em função do tempo de resposta.

Depois de cada pergunta é apresentado um gráfico com o número de acertos dos “jogadores” e respetiva classificação.

No final do kahoot é apresentada a classificação final dos primeiros 5 classificados. Podendo ser solicitado aos utilizadores que avaliem a atividade.

Existe ainda a possibilidade de exportar os dados da atividade para uma folha de cálculo.

Recentemente foram adicionadas três novas funcionalidades à aplicação:
  • Answer Streak Bonus - Permite atribuir pontos de bónus aos utilizadores que conseguirem responder várias questões acertadamente em sequência.
  • Team mode - Permite criar equipas de jogadores que competem através de um único dispositivo, é solicitado aos jogadores que identifiquem a equipa e os elementos que a constituem.
  • Ghost mode - É muito frequente os alunos querem repetir a atividade, recorrendo a esta funcionalidade os jogadores para além de voltarem a competir entre si, competem também contra os resultados que os jogadores obtiveram na ronda anterior, permitindo assim aos alunos tentarem melhorar as suas prestações.
Em suma esta é uma aplicação fácil de utilizar e facilmente adaptável  ao contexto e idade dos participantes, fantástica para utilizar em contexto educativo, talvez das mais interessantes que já testamos em contexto de sala de aula.
 
 
 

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