A Dropbox é um disco virtual online com a capacidade de partilhar arquivos e documentos com outros utilizadores.
Hoje em dia são poucas as escolas que não tem algum utilizador desta ferramenta fantástica.
A Dropbox é uma ferramenta excelente para utilizar como ferramenta colaborativa.
Se tem um inquérito para realizar e pouco tempo para o fazer então esta é a aplicação certa. O JotForm é uma plataforma que permite criar formulários de forma muito fácil, basta arrastar os componentes que desejamos para o formulário e fazer pequenas configurações de ajuste.
Todos nós já tivemos necessidade de converter um pdf para o word ou passar um documento digitalizado para o formato de texto.
O Bit.ly é uma aplicação gratuita que permite simplificar os links de ficheiros/sites que desejamos partilhar com outros utilizadores como sucede com os ficheiros do Google Docs que gera um link de partilha muito complexo, como podem ver no exemplo seguinte.
lino it Imagine um daqueles placares que existem nos corredores da escola onde os alunos conseguem ver um sem número de informações desde trabalhos de grupo, informações da escola escola, associação de estudantes,... pois se conseguiu imaginar neste momento já tem uma ideia do que é esta ferramenta!!! , mas é uma ideia muito limitada porque o lino it é isso tudo e muito mais, senão vejamos, com o lino it podemos:
Se pretende encontrar uma forma diferente e mais rápida de avaliar ou comentar os trabalhos dos seus alunos/formandos, o Kaizena é a ferramenta certa. Esta nova aplicação permite-nos adicionar comentários a um documento partilhado com um ou mais utilizadores do Google Docs.
Symbaloo é uma aplicação que permite ao seus utilizadores organizar e partilhar com outros elementos um conjunto de conteúdos disponíveis na web.
Quer iniciar a discussão de um novo tema na sua aula? Quer que os alunos participem e se envolvam na discussão? Uma das possibilidades passa por construir um mapa mental com os seus alunos. E nada melhor do que recorrer a uma das muitas ferramentas online disponíveis para o efeito, neste artigo destacamos a ferramenta mindmeister.
Neste artigo não vamos apresentar apenas uma ferramenta educativa, mas um portal que nos disponibiliza um conjunto de aplicações com grande potencial. O SnackTools é um portal que nos apresenta inúmeras ferramentas que vamos apresentar de seguida evidenciando sempre as suas potencialidades educativas.
Neste artigo não vamos apresentar apenas uma ferramenta educativa, mas um portal que nos disponibiliza um conjunto de aplicações com grande potencial. O SnackTools é um portal que nos apresenta inúmeras ferramentas que vamos apresentar de seguida evidenciando sempre as suas potencialidades educativas.
Kahoot, é uma aplicação gratuita disponível online, que faz uso da sua simplicidade de utilização e do fator competição para cativar os alunos. Pode ser utilizada em diversas situações:
Vizia, é uma ferramenta completamente gratuita, com potencial educativo e extremamente fácil de utilizar, mesmo para quem não domina a língua inglesa. O próprio registo é facilitado, os dados solicitados são mínimos e ainda assim se possuirmos uma conta Google podemos solicitar um registo automático.
O ActiveTextbook é uma ferramenta online, que permite transformar o que seria um simples documento em PDF com um texto para analisar ou um problema para resolver num conteúdo muito mais dinâmico e interactivo e consequentemente mais apelativo para o aluno.
O Plickers é um software de avaliação interativa que combina cartões (Plickers) com símbolos muito semelhantes a códigos QR e dispositivos móveis. Possibilita a aprendizagem ativa e permite obter rapidamente um feedback das respostas dos alunos.
Possibilita a criação de uma aula diferente e interativa enquanto se obtêm informações precisas sobre o grau de conhecimento ou as dificuldades de cada aluno. O professor obtém as os dados de avaliação da atividade através do seu dispositivo móvel e os alunos visualizam, em tempo real, o seu desempenho em sala de aula.
O Tinkercad é uma ferramenta gratuita versátil e muito fácil de utilizar. Pode ser utilizada por um público muito deversificado, mas é sem dúvida uma aplicação vocacionada para utilização em contexto educativo. Uma vez que pode ser utilizado por professores, alunos para promover a imaginação, permitindo projetar e fabricar praticamente tudo!
Uma das vantagens evidentes desta ferramenta de modelação 3D/ Desenho/ codificação é que, ao contrário das suas congéneres, não necessita de ser instalado num computador é uma platadorma exclusivamente online.
As peças/objetos criados nesta aplicação podem facilmente serem impressas numa impressora 3D.
Sugestão: Vídeo de apresentação da ferramenta (2m)
O Notevibes é uma excelente ferramenta de conversão de texto para voz de alta qualidade, que permite realizar ajustes à velocidade de voz e várias afinações, apesar de estar limitado à conversão de 5.000 caracteres de forma gratuita é sem dúvida uma ferramenta muito interessante para criar pequenos projetos.
Coggle é uma ferramenta educativa online que permite construir/partilhar mapas mentais e esquemas. O Coggle produz documentos estruturados hierarquicamente, funciona online não necessita de ser descarregado e instalado, basta registar-se para começar a trabalhar. É uma ferramenta com uma curva de aprendizagem muito reduzida e é fantastica para tirar notas, realizar brainstormings, planear e esquematizar assuntos e depois partilhar com os alunos ou colegas da turma de forma muito rápida.
Deixamos de seguida a sugestão de visualização de um webinar sobre a importância da construção dos mapas mentais e outro de apresentação da ferramenta.
O Google My Maps é uma plataforma online gratuita que permite a criação de mapas personalizados com informações específicas.
Com ela, é possível criar mapas com marcadores, linhas e formas personalizadas, além de adicionar imagens, vídeos e textos para tornar o mapa mais informativo e interativo. O Google My Maps tem um grande potencial educativo, podendo ser utilizado em sala de aula para criar atividades envolventes e interativas, como mapas conceituais, geográficos, históricos, entre outros.
Thinglink é uma plataforma digital que permite a criação de imagens interativas com pontos clicáveis que fornecem informações adicionais sobre um determinado tema. A plataforma é uma ferramenta útil para professores e alunos em sala de aula, oferecendo uma experiência de aprendizagem interativa e envolvente. Neste artigo, exploraremos o potencial educativo do Thinglink, como pode ser utilizado em sala de aula e suas vantagens e desvantagens.
Concluindo:
O Thinglink é uma plataforma online que permite a criação de imagens e vídeos interativos. Com ela, é possível adicionar links, textos, áudio, vídeo e outras informações para tornar a imagem ou o vídeo mais interativo e informativo.
A plataforma tem um grande potencial educativo, podendo ser utilizada em sala de aula para criar atividades interativas e envolventes, como mapas interativos, galerias de arte, apresentações, entre outras. O Thinglink também permite que os utilizadores acompanhem o desempenho de suas criações com análises em tempo real. No entanto, é importante ter em mente que a plataforma é paga para recursos mais avançados e pode ser complexa para utilzadores sem experiência em tecnologia.