O Pinterest é uma rede social, representada sobre a forma de um quadro virtual de marcadores, onde os utilizadores colecionam, organizam e partilham fotos e vídeos dos seus eventos, interesses e passatempos favoritos. Pode ser considerado um motor de busca visual que tem como propósito conectar pessoas através de algo que estas achem interessante.

 

Os utilizadores do Pinterest organizam os conteúdos multimédia que vão encontrando na Web, sobre a forma de marcadores visuais (pins), em quadros organizados por categoria. Cada pin contém uma hiperligação para a página original de onde é proveniente.

Pode ser utilizado pelos alunos com o objetivo de criar coleções multimédia relevantes para a turma. Estas coleções podem ser facilmente partilhadas com os professores ou colegas de turma.

É possível efetuar um “pin” sobre um conteúdo de diversas formas:

  • Através do upload direto para o Pinterest
  • Utilizando o plug-in Pinmarklet que permite efetuar pins enquanto se navega na Web.
  • Utilizando um botão “Pin it”, similar aos botões Like, Tweet ou Digg que permitem a partilha de conteúdos nas respetivas redes sociais.

Como começar

Para começar a utilizar esta ferramenta, primeiro terá de efetuar a sua inscrição. Poderá fazê-lo de duas formas. Através da sua conta do Facebook ou então através do seu endereço de correio eletrónico.


Se optar pela segunda opção terá obrigatoriamente de preencher o seguinte formulário de registo.

 

 

 

Após a inscrição, deverá aceder ao seu endereço de correio eletrónico e confirmar a sua conta através do e-mail de confirmação enviado, automaticamente, pelo Pinterest. Seguidamente, ser-lhe-ão solicitados os seus interesses para que possa começar a efetuar pins sobre conteúdos existentes nesta rede social.
 


 

Se não desejar adicionar pins neste momento, então clique no botão terminar. Seguidamente surgirá a página inicial do Pinterest.
 


Se desejar procurar pins ou álbuns já existentes na rede social deverá utilizar a caixa de pesquisa localizada no canto superior esquerdo da página. Após efetuar uma pesquisa poderá seguir um determinado álbum, efetuar um pin, uma partilha ou simplesmente fazer um “gosto” sobre um determinado conteúdo (imagem ou vídeo).
 


 

Poderá convidar ou encontrar os seus amigos através da sua conta de Facebook, Twitter, Yahoo, Google+ ou conta de correio eletrónico.
 


 

No canto superior direito da página principal está disponível um botão com o sinal “+” que contém as seguintes opções: Carregar um pin, Adicionar um pin através de um website ou ainda Criar um Álbum.
 

 

 


Carregar um pin

A primeira opção permite efetuar um upload de uma imagem que tenha no seu computador, tablet ou telemóvel. Após efetuar o upload ser-lhe-á solicitada a escolha de um álbum onde ficará a imagem e a respetiva descrição da imagem.
 


Adicionar um pin através de um website

Através desta opção é possível afixar pins existentes num determinado website. Para tal, basta inserir o respetivo endereço, clicar no botão seguinte e efetuar um pin sobre as imagens que surgirem no Pinterest.
 


Criar um Álbum

Esta opção permite criar um álbum de conteúdos para que possa agregar as suas imagens ou vídeos por categoria. Para tal, será necessário atribuir um nome, descrição e categoria. Se desejar poderá também adicionar um mapa ou ainda manter o álbum secreto.
 


 

Após a criação do álbum basta então começar a afixar pins.
 


Plug-in Pinmarklet

De modo a facilitar o processo de afixar pins, é possível adicionar o plug-in Pinmarklet ao seu browser. Este plug-in está disponível através da opção “O Botão Pin It é a forma mais fácil de afixar conteúdos da Web.”


 

Assim, sempre que encontrar uma imagem ou vídeo na web que deseje adicionar a um dos seus álbuns basta clicar nesse plug-in e automaticamente surgirão no Pinterest as imagens ou vídeos presentes na mesma, pelo que ao clicar no botão “Pin It” poderá adicionar estes conteúdos a um dos seus álbuns.
 

Editar o seu perfil

Se desejar poderá editar o seu perfil e outras opções relativas à sua conta de utilizador, tais como as notificações por e-mail, apps ou ainda a forma como efetua o seu login.
 


 

Espero que gostem…

Recentes


Warning: Declaration of YtUtils::resize($image, $width, $height, $mode = 'stretch', $image_type = NULL) should be compatible with YTools::resize($image, $width, $height = NULL, $config = Array) in /home/ferramen/public_html/modules/mod_sj_basic_news/core/ytools/ytools.php on line 758

Scroll to top