O Pinterest é uma rede social, representada sobre a forma de um quadro virtual de marcadores, onde os utilizadores colecionam, organizam e partilham fotos e vídeos dos seus eventos, interesses e passatempos favoritos. Pode ser considerado um motor de busca visual que tem como propósito conectar pessoas através de algo que estas achem interessante.

 

Os utilizadores do Pinterest organizam os conteúdos multimédia que vão encontrando na Web, sobre a forma de marcadores visuais (pins), em quadros organizados por categoria. Cada pin contém uma hiperligação para a página original de onde é proveniente.

Pode ser utilizado pelos alunos com o objetivo de criar coleções multimédia relevantes para a turma. Estas coleções podem ser facilmente partilhadas com os professores ou colegas de turma.

É possível efetuar um “pin” sobre um conteúdo de diversas formas:

  • Através do upload direto para o Pinterest
  • Utilizando o plug-in Pinmarklet que permite efetuar pins enquanto se navega na Web.
  • Utilizando um botão “Pin it”, similar aos botões Like, Tweet ou Digg que permitem a partilha de conteúdos nas respetivas redes sociais.

Como começar

Para começar a utilizar esta ferramenta, primeiro terá de efetuar a sua inscrição. Poderá fazê-lo de duas formas. Através da sua conta do Facebook ou então através do seu endereço de correio eletrónico.

Scroll to top