O Storybird é uma ferramenta que permite a criação de histórias de forma colaborativa, com formato de livro digital. Selecione um conjunto de imagens, escreva uma história e o seu livro do Storybird está criado! É possível criar histórias, individualmente ou em grupo após convidar outros colaboradores. As suas histórias serão transformadas em belos livros que poderão ser partilhados, adicionados a uma lista de leitura ou imprimidos. As suas obras podem, ainda, ser incorporadas num blog ou numa wiki.

Esta ferramenta surge com o intuito de inspirar a criação de histórias para crianças. Permite a criação de histórias de carácter lúdico ou profissional através de conteúdos fornecidos por um grupo diversificado de artistas profissionais.

O Storybird difere de todas as outras ferramentas de criação de histórias, mantendo o ambiente de escrita organizado e simples. Os utilizadores desta ferramenta podem facilmente utilizar a arte existente, para criarem e partilharem as suas histórias. Assim, é possível evitar as tarefas de procura de fontes, desenho de imagens ou outros elementos, que normalmente retiram o foco daquilo que é essencial, a criação da história.

Como começar

Aceda ao sítio desta ferramenta e crie uma conta de utilizador.

 

Ao clicar no botão “Sign up for free” ser-lhe-á apresentado um menu com as seguintes opções: Utilizador normal, Professor/Educador, Estudante, Escritor Profissional e Artista profissional.

 

 

Escolha uma das opções e introduza o seu nome de utilizador, endereço de correio eletrónico e palavra passe.

 


 

Criar uma turma

 

Caso seja professor terá de criar uma turma. Para isso será necessário identificar a turma, a escola, o país, código postal da escola, ano e disciplina.

 

 

Seguidamente poderá escolher uma imagem para o seu avatar.

 

 

Adicione alunos à turma, através do botão “Add or Invite Students”.

 

 

Existem duas formas de acionar alunos. A 1ª opção consiste em adicionar manualmente o nome de utilizador (login) e o primeiro e ultimo nome de cada aluno. A 2ª opção consiste em disponibilizar aos alunos um código de acesso que estes terão de utilizar para se inscreverem na turma. Esta opção implica que os alunos criem a sua própria conta de utilizador.

 

 

Após a criação das contas de utilizador, poderá aceder ao menu de gestão de utilizadores (Manage Students) e disponibilizar uma palavra-passe para os utilizadores criados manualmente.

 

 

Ainda na gestão de utilizadores poderá modificar o nome de utilizador, palavra-passe ou ainda remover o aluno da turma.

 

 

No menu “Move Students” é possível mover alunos para outra turma.

 

 

Se desejar criar mais turmas ou alterar as definições de uma turma poderá fazê-lo acedendo à caixa de listagem existente no canto superior esquerdo imediatamente abaixo do separador “Classes”.

 


Criar uma tarefa

Depois de criar as turmas e os alunos chega o momento de atribuir tarefas (Assigments) aos alunos.

 

Ao criar uma tarefa terá de:

  • Identificar a tarefa;
  • Descrever um conjunto de intruções que expliquem o que fazer;
  • Efetuar um upload com uma imagem para a tarefa;
  • Seleccionar uma opção relativa à arte disponivel no Storybird;
  • Definir a data limite de conclusão da tarefa.

 

 

Depois de criada, a tarefa fica disponível para os alunos. Estes, ao acederem à tarefa terão de escolher uma coleção de arte.

 

 

Ao escolher uma coleção de arte será necessário definir o tipo de livro que se pretende criar: Longform book(Narrativa - vários capítulos), Picture book (Livro de imagens - várias páginas) e Poem (Poema - uma única imagem). Depois de escolhido o tipo de livro que se pretende criar, basta arrastar as imagens para cada página e começar a escrever a história. É possível convidar outras pessoas para colaborar na criação do livro.

 


Publicar um livro

Para publicar o livro será necessário definir um título, uma descrição, uma categoria, tags de pesquisa, idade dos leitores, a turma (se for um trabalho de escola), a tarefa a que corresponde o livro (no caso de ser um trabalho escolar) e se o livro é público ou privado.

 


Ler um livro

Se aceder ao menu “Read” terá acesso a todos os livros publicados no Storybird que estão disponíveis para acesso público. Aqui é possível pesquisar um livro por pesquisa livre, por categoria, formato, idade ou através de uma tag.

 

 

Depois de encontrar um livro poderá começar a sua leitura de imediato ou então adicioná-lo à sua estante de livros “Bookshelf”. Se desejar poderá efetuar um comentário, partilhar o livro, efetuar um gosto ou categorizar o livro.

 

 

Mais uma excelente ferramenta. Espero que gostem!!!

 
 
 
 
 

Scroll to top