O ActiveTextbook é uma ferramenta online, que permite transformar o que seria um simples documento em PDF com um texto para analisar ou um problema para resolver num conteúdo muito mais dinâmico e interactivo e consequentemente mais apelativo para o aluno.

 

O ActiveTextbook na sua versão gratuita, disponibiliza um espaço de 50MB  de armazenamento e um máximo de 500 páginas. O que pode limitar um pouco as opções dos utilizadores. Mas ainda assim é uma ferramenta que vale a pena explorar, uma vez que permite que um simples documento em PDF se torne muito mais apelativo e completo. Facilmente podemos integrar no documento comentários, imagens, vídeos do YouTube, áudio, ligações para páginas web, ficheiros anexos e propor a realização de quizzes para auto-avaliação do aluno.

Apesar de ainda não existir uma versão em português, é uma ferramenta bastante intuitiva e fácil de utilizar. Depois de nos registarmos na plataforma, utilizando um email ou então através da rede social Facebook deparámos nos com um menu bastante básico do lado esquerdo, opções de pesquisa no topo da página e uma área central onde podemos ver os trabalhos criados/consultados.

 

Numa primeira abordagem à aplicação aconselhamos os leitores a pesquisar/explorar alguns dos trabalhos realizados por outros utilizadores, fica aqui uma sugestão. 

O processo de criação de uma atividade é simples, basta clicar no “+” para carregarmos o ficheiro e utilizar a caixa de ferramentas que nos é disponibilizada, chamo particular atenção para o botão “Create Overlay”, porque será com ele que poderemos adicionar os diferentes recursos ao nosso projeto. Repare que o seu ícone do seu rato muda para um + e ao selecionar uma área do seu PDF, será ativado popup com todos os objetos que poderá adicionar à sua atividade.

Não vamos falar sobre todas opções disponíveis, uma vez que algumas são bem evidentes. Queremos apenas abordar uma delas, que pode deixar mais dúvidas. O Widget, que nos permite incorporar no PDF pequenas aplicações (scripts), por exemplo um quebra-cabeças, ou um Voki

A aplicação permite-nos também, consultar relatórios sobre a utilização da atividade que criamos, dando-nos assim uma noção do impacto do documento criado. 

É de referir que não é necessário os nossos alunos estarem registados para realizarem a atividade proposta no ActiveTextbook. Mas é aconselhável estarem registados porque desta forma podemos recolher alguma informação, em particular relativamente aos resultados dos quizzes incorporados na atividade, o que pode ser interessante caso se pretenda utilizar essa informação para avaliar o desempenho de um aluno. 

Resumindo, ActiveTextbook permite-nos criar uma versão interativa de qualquer documento PDF e recolher informações dos utilizadores registados que a executaram as tarefas propostas. 

 

 

Recentes


Warning: Declaration of YtUtils::resize($image, $width, $height, $mode = 'stretch', $image_type = NULL) should be compatible with YTools::resize($image, $width, $height = NULL, $config = Array) in /home/ferramen/public_html/modules/mod_sj_basic_news/core/ytools/ytools.php on line 758

Scroll to top