Neste artigo não vamos apresentar apenas uma ferramenta educativa, mas um portal que nos disponibiliza um conjunto de aplicações com grande potencial. O SnackTools é um portal que nos apresenta inúmeras ferramentas que vamos apresentar de seguida evidenciando sempre as suas potencialidades educativas.

Desenvolvido por Nic Borg e Jeff O'Hara, em 2008, com o objetivo de unir o mundo virtual ao escolar, facilita a aprendizagem de uma forma lúdico-didata, aproveitando o facto de os alunos gostarem de navegar na Internet e frequentar as redes sociais.

 

Principais características:

  • Professores e alunos colaboram num ambiente seguro e fechado;
  • Promove o uso responsável das redes sociais e outras ferramentas;
  • Possibilita uma maior interação e comunicação entre professores, pais e alunos.
  • Alia as novas tecnologias à educação.
  • Sistema de mensagens que permite a comunicação segura e aberta, com supervisão e controlo do professor;
  • Possibilidade de supervisão das atividades realizadas pelo aluno;
  • Possibilidade de atribuição de trabalhos e avaliações que serão submetidos pelos alunos e avaliados automaticamente;
  • Possibilidade de criação de grupos por área temática, extensíveis à comunidade.
  • Possibilidade de armazenamento e partilha de documentos num ambiente baseado em computação na nuvem (cloud computing);
  • Partilha de conteúdos individualizada, por unidade curricular ou por grupo;  
  • Conta de controlo parental;
  • Interface simples e intuitiva;
  • Gratuita e livre de publicidade;
  • Possibilidade de acesso através do computador, telemóvel e tablet.

Funcionalidades:

  • Partilha de conteúdos;
  • Aplicações educacionais;
  • Bibliotecas;
  • Ligação ao Google Docs;
  • Realização de tarefas e trabalhos online;
  • Avaliações;
  • Notificações;
  • Calendários;
  • Espaço para troca de ideias;
  • Partilha de vídeos e imagens;
  • Jogos;
     

Professores

Como começar

 

O primeiro passo será aceder ao sítio Edmodo e efetuar a respetiva inscrição. 


Para tal basta clicar no botão Professor e preencher o formulário de inscrição, não esquecendo a aceitação dos termos de serviço após leitura atenta dos mesmos.

Seguidamente ser-lhe-á solicitada a pesquisa da sua escola, através do nome, cidade, região, código postal ou país. Caso não encontre a sua escola, poderá adicioná-la através da hiperligação “Add it here”.  
 


 

Depois ser-lhe-á solicitado o upload de uma foto de perfil e a criação de um endereço pessoal Edmodo para que possa ser facilmente encontrado pelos seus colegas. Estas configurações podem ser efetuadas mais tarde.
 


 

Se assim o desejar, poderá selecionar as comunidades que mais lhe interessam para que discussões relevantes surjam na sua homepage.
 


 

Após as configurações iniciais surge então a plataforma Edmodo.
 


Alunos

Como começar

 

Para poder aceder à plataforma Edmodo, o aluno necessita de um código de grupo fornecido pelo professor. Terá depois que efetuar a sua inscrição definindo o nome de utilizador, palavra-passe, correio eletrónico, nome, sobrenome e aceitar os termos de serviço após leitura atenta dos mesmos.
 


 

Editar Perfil

Depois de realizada a inscrição, irá receber uma mensagem de correio eletrónico com a indicação dos passos a realizar de forma a potenciar a utilização desta plataforma.
 


O primeiro passo a efetuar é personalizar o seu perfil. O separador perfil está disponível no menu Eu que se encontra no canto superior direito.

Através deste separador poderá desbloquear os diferentes tipos de crachás (badges), bastando para isso convidar amigos que também sejam professores e que possam estar interessados nesta plataforma. Terá também acesso ao número de alunos, ligações com outros professores, itens da biblioteca e pontuação relativa à partilha de documentos. Se estiver interessado poderá também selecionar mais comunidades de interesse.



Através do separador configurações é possível alterar a imagem do utilizador, o endereço de correio eletrónico, o nome, a escola a que pertence, o endereço edmodo, a palavra passe, o modo como as notificações são efetuadas (por telemóvel ou correio eletrónico), etc.
 


 

Grupos

Os grupos representam as turmas e permitem a interação entre alunos e professores. Para criar a sua sala de aula virtual terá de criar um grupo.
 


Ao clicar no botão “Create a Group” surge a janela seguinte, onde terá de atribuir um nome ao grupo, selecionar o ano e o grupo disciplinar.
 


Seguidamente deverá selecionar o tamanho esperado da turma e escrever um texto que melhor descreve o grupo.



Depois de criado o grupo, surge então o código do grupo a disponibilizar aos alunos. Este código tem validade de 14 dias. A inscrição de cada aluno fica pendente até aprovação do professor. Após a inscrição de todos os alunos, o professor deve fechar o grupo de modo a garantir a segurança. Após este passo, é possível partilhar pastas, atribuir tarefas/trabalhos, criar quizzes, sondagens, notas, alertas, etc.

Para cada post criado é possível reagir (semelhante ao like do facebook), responder ou partilhar.



 

Biblioteca

A biblioteca permite o armazenamento e a gestão de ficheiros e hiperligações para que possam ser acedidos em qualquer altura e em qualquer lugar. Estes ficheiros podem ser organizados em pastas e partilhados com os alunos ou outros membros. É possível também aceder aos ficheiros disponíveis no seu Google Drive.



 

Calendário

O calendário permite adicionar tarefas e eventos diários ou durante um intervalo de dias. É possível visualizar todas as tarefas e eventos ou filtrar apenas pela turma desejada. Se assim o desejar poderá também imprimir ou exportar o calendário.   



 

Outras funcionalidades

Progresso

Esta funcionalidade permite atribuir crachás (badges) aos alunos pelo bom desempenho nas tarefas propostas.


 

Descobre

Esta funcionalidade permite navegar por hiperligações sugeridas, explorar aplicações disponibilizadas pelo Edmodo, acompanhar outras comunidades, encontrar informação sobre os mais variados temas, convidar outros professores, etc.



Notificações

Através desta funcionalidade é possível visualizar quais os próximos eventos, as mensagens recebidas, alertas e posts efetuados por outros professores ou alunos.

Loja

Através da loja é possível descobrir aplicações bastante úteis para utilização na sua sala de aula virtual. Escolha uma aplicação, selecione a turma que irá utilizar a aplicação, aceite os termos de utilização e instale-a.



Lançador de aplicações

Depois de instalar as aplicações, pode executá-las através do lançador de aplicações.



E pronto, agora é só começar a explorar esta magnifica ferramenta educativa.

 

Scroll to top