O Quip é uma ferramenta educativa que prima acima de tudo pela simplicidade, mesmo na forma de se registar na aplicação.

 

O Quip é um processador de texto colaborativo multiplataforma (para iPhones, iPads e computadores) com um sistema de mensagens incorporado. Esta aplicação combina um editor de documentos muito fácil de utilizar e um sistema de mensagens que permite aos participantes a edição de um documento e a troca de mensagens em tempo real (thread).

Apresentamos de seguida algumas das características mais relevantes da aplicação:

  • A possibilidade de editar documentos offline, sendo os mesmo atualizados assim que uma rede está disponvivel.
  • As alterações feitas pelos utilizadores a um documento são perfeitamente identificáveis uma vez que são criados Diffs (representações visuais simples das edições feitas num documento por cada utilizador).
  • Podemos fazer referência a um utilizador ou documento com o recurso a @mentions, que permitem identificar alguém num documento, por exemplo ao lhe atribuir uma tarefa. O mesmo símbolo @ é usado para inserir fotos e tabelas
  • A possibilidade de saber em tempo real quem está presente na plataforma e o que está a fazer, indentificando em que pasta ou documento estão a trabalhar, além de quando foi a última vez que cada um dos seus contatos esteve on-line.
  • Confirmações de leitura - as confirmações de leitura aparecem em baixo de cada thread do documento. Elas permitem-nos ver quem leu as alterações realizadas ou as mensagens enviadas. Permite ainda saber quem leu as atualizações mais recentes e quando todos estiverem atualizados, o texto mudará para "Lida por todos".
  • Listas de verificação interativas -  uma das opções é a possibilidade de criar uma lista de verificação, que transforma o documento numa lista de tarefas interativa.
  • Possibilidade de importar documentos de outras plataformas, Google Drive, Dropbox, …         

Por todas as características enumeradas anteriormente consideramos que o Quip é uma ferramenta com bastante potencial educativo, uma vez que possibilita a edição de texto entre alunos e professores independentemente do tipo de dispositivo que estão a utilizar. 

 

 

Scroll to top