A semelhança do Dropbox, o Abelhas é uma aplicação de partilha de ficheiros, com a particularidade de ser uma versão portuguesa de uma popular plataforma de armazenamento da Polónia (Chomikuj.pl).

 

O Abelhas é uma plataforma muito simples de usar, com algumas funcionalidades muito interessantes e distintas da maioria das aplicações do género. Para além de disponibilizar as funcionalidades inerentes à partilha de ficheiros em nuvem das aplicações concorrentes o Abelhas permite:
• Pesquisar ficheiros (por nome, tipo, extensão, tamanho, …) disponibilizados por outros utilizadores da plataforma.
• Comentar os artigos partilhados.
• Pesquisar utilizadores registados na plataforma.
• Comunicar com os utilizadores através de mensagens e seguir as suas atividades.
• Reproduzir conteúdos multimédia (vídeo e áudio) diretamente da plataforma.

O processo de registo na plataforma é extremamente simples e rápido, existindo mesmo a possibilidade de recorrer as credencias do facebook para o efeito.
A plataforma permite a instalação de um software específico para o upload e download de ficheiros, mas ao contrário do Dropbox e outras aplicações do género, não existe nenhum sistema de sincronização de ficheiros.

É de referir a necessidade de atribuir uma password de acesso para as pastas que pretendemos partilhar apenas com um grupo limitado de utilizadores.

A sua utilização em contexto educativo em detrimento de outras aplicações do género pode-se justificar pelo facto de a sua capacidade de armazenamento, ser ilimitada. Contudo aconselha-se alguma prudência na sua utilização com os alunos uma vez que alguns dos conteúdos partilhados pelos utilizadores de forma pública, promovem a pirataria e em alguns casos não são apropriados para menores.
Assim no meu caso pessoal posso dizer que apenas utilizo esta plataforma como sistema de backup e eventual partilha de informação com colegas de trabalho.
 

Scroll to top